segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Enem 2011: MEC Cancela Prova a 639 Alunos, mas Mantém Validade do Enem


A escola está no centro das denúncias de possíveis fraudes e vazamentos de questões do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador do Enem, irá entrar em contato com os estudantes da instituição cearense para oferecer a possibilidade de refazerem os testes nos próximos dias 28 e 29 de novembro. A data é a mesma utilizada para que os presidiários façam as provas.
De acordo com o Diário do Nordeste, pelo menos nove questões, disponíveis aos estudantes do Christus, estavam idênticas às aplicadas nos exames oficial. Isso configuraria, no entendimento do Inep, um crime, uma quebra de isonomia entre as partes.
Indícios de irregularidades foram constatados na última terça-feira, quando dezenas de mensagens de alunos do colégio Christus foram postadas nas redes sociais com questões exatamente iguais às da prova do Enem. As perguntas constavam de uma apostila distribuída pelo colégio cerca de três semanas antes do Enem.
O MEC já descartou a possibilidade de vazamento total das questões, alegando que as condições de segurança das provas foram checadas e mantidas em todo País.
MEC informou, em nota, que possíveis sanções contra o colégio ou seus proprietários vão depender da conclusão das investigações da Polícia Federal (PF). A nota esclarece que, "em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente".
O MEC já protocolou o pedido de investigação do caso à Polícia Federal, que está levantando os possíveis fatos que confirmarão ou não um esquema de fraudes contra o Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário